A integração do ensino de graduação na UNICAMP com atividades de pesquisa são formalizadas na instituição por meio de convênios e contratos e parcerias, enriquecendo significativamente a vivência dos estudantes na instituição e contribuindo positivamente para o ensino de graduação e a formação profissional. 

Os estudantes podem participar como iniciantes à pesquisa ou estagiários, em atividades de distintas naturezas (projetos de pesquisa, apoio na organização de cursos de especialização e eventos diversos, atividades comunitárias, consultorias, etc.). São diversos os mecanismos que possibilitam a participação dos estudantes em tais atividades. 

Iniciação científica

ProgramaFinanciamentoChamada
PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq)UNICAMP, em parceria com o CNPqChamadas
PIBIT (Programa Institucional de Bolsas Desenvolvimento Tecnológico e Inovação  - PIBITI/CNPq)UNICAMP, em parceria com o CNPqChamadas
Iniciação Científica VoluntáriavoluntárioChamadas
Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE)UNICAMPChamadas

Outros: Existem também programas financiados por empresas e por royalties que podem complementar o financiamento de atividades desenvolvidas em pesquisa e extensão. Os projetos de iniciação científica financiados pela UNICAMP e pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) ou os trabalhos voluntários são divulgados em um Congresso interno anual de Iniciação Científica como forma de estimular a troca de experiências entre os estudantes e docentes e divulgar os projetos desenvolvidos na Instituição. As apresentações são destinadas a estudantes de iniciação científica e regularmente matriculados na graduação.

Programa Intensivo de Formação (PIF)

É um programa para alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação da Unicamp que permite a realização simultânea de disciplinas de Graduação e de Pós-Graduação com vistas à obtenção sucessiva de diplomas de Graduação e de Mestrado.

Permite que se adiante as disciplinas que o estudante interessado em um mestrado tenha  que cumprir. Por solicitação do aluno, mediante parecer do seu orientador e da Comissão de Pós-Graduação (CPG) da Unidade, poderão ser aproveitados os créditos em disciplinas de Pós-Graduação, no momento do seu ingresso como aluno regular de Pós-Graduação.

Cada aluno deste programa será orientado em suas atividades por um professor credenciado no programa de Pós-Graduação.

As durações mínima e máxima para o curso de Mestrado serão contabilizadas a partir do ingresso do aluno neste programa.