As relações internacionais de estudantes que vêm à nossa Instituição ou de nossos alunos que vão para o exterior são estimuladas e intermediadas pela Diretoria Executiva de Relações Institucionais e Internacionais (DERI) e complementadas por ações recentes de docentes. A FEA tem estimulado a internacionalização como elemento complementar ao processo de ensino e aprendizado.

Para quem vem

  • Estudantes que venham de ações individuais sem ter convênios entre as instituições podem se inscrever como estudantes especiais. Entre em contato com a secretaria para maiores informações.
  • Estudantes de Instituições de Ensino Superior de outros países que sejam conveniadas com a Unicamp, verifique o site do International Office.

Você pode vir para cursar disciplinas regulares de graduação ou fazer estágio em pesquisa, mas precisa formalizar sua permanência na FEA através da matrícula em disciplinas específicas.

Como iniciar o processo

Passo 1: Caso seja matricula em disciplina regular, inscreva-se pelo sistema da DAC. Caso seja estágio em laboratórios,  entrar em contato com o professor responsável pelo estágio/pesquisa e acordar os termos de colaboração.

Passo 2: Docente entra em contato com a Secretaria de Graduação e informa o período previsto para a chegada do estudante. Ambos organizam a matrícula em disciplinas de Tópicos Especiais para Estudante de Intercâmbio.

Passo 3: Caso a permanência do estudante seja superior a 90 dias 

  • Estudante estrangeiro ao chegar no Brasil e apresentar-se na FEA (secretaria e docente responsável)
  • Deverá comparecer após isto no Atendimento da DAC com as cópias e os originais dos documentos:
    • página de identificação do passaporte
    • página do passaporte que contém o visto
    • página do passaporte com o carimbo de entrada no país
    • Carteira de Registro Nacional de Migrante (CRNM) ou protocolo de registro de visto ou agendamento para registro na Polícia Federal.

Quando formalizar

Em meados outubro de cada ano.

Outros apoios

Para quem vai

Duplo Diploma

Duplo diploma com as escolas francesas como a AgroParisTech e a École Centrale. 

Onde buscar 

IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) 

Escritório de Internacionalização Unicamp (DERI)

Aproveitamento de Estudos

Prazo para Protocolar a Solicitação: até o final do semestre de ingresso ou seja, assim que terminar de cursar as disciplina na IES de origem, deve solicitar à DAC o aproveitamento de estudos. O processo de análise nem sempre é rápido e consiste da avaliação de conteúdo, carga horária e vetor das disciplinas cursadas. Garanta que tais informações estejam disponíveis nos documentos oficiais enviados. 


Comissão responsável: Coordenador de Graduação