CAFEA

Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia de Alimentos

O CAFEA (Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia de Alimentos) é um grupo estudantil que representa os estudantes da FEA. O CAFEA promove discussões sobre assuntos relacionados com a Universidade, com o ensino, com a sociedade em geral e com outros temas de interesse dos estudantes. Este grupo oferece aos estudantes, não apenas um espaço de discussão como também um espaço destinado ao convívio social.

Troca de mandato: início de cada ano.

GEPEA

Empresa Júnior

A UNICAMP possui uma importante tradição na formação e atuação de empresas juniores. Embora seja uma iniciativa dos próprios estudantes incentivada e apoiada pelo corpo docente, a empresa júnior é um elemento estratégico no ensino, uma vez que representa um espaço adicional de contato dos estudantes com a prática, seja na gestão da própria empresa, seja pela elaboração de projetos para os quais ela é contratada. O GEPEA presta serviços e desenvolve projetos para empresas, na área de atuação da Engenharia de Alimentos e paralelamente busca desenvolver pessoal e profissionalmente os seus membros por meio da vivência empresarial. É uma empresa gerenciada exclusivamente por estudantes de graduação da FEA que conta com pelo menos um professor da FEA como tutor.

O GEPEA faz parte do “Movimento Empresa Júnior”, uma iniciativa que existe em todo Brasil, em diversos cursos e faculdades. Foi fundada em 1990, com o início do movimento no país, sendo a 1a empresa júnior da UNICAMP. Atuam no GEPEA alunos de graduação dos cursos da FEA.

Troca de mandato: início de cada ano.

Comestag

Comissão de Estágios da FEA

A COMESTAG é um grupo formado por alunos de graduação dos cursos da FEA que tem com o objetivo preparar o estudante para o mercado de trabalho, oferecendo cursos, palestras, visitas em empresas, workshop. Contribui na entrada do estudante no estágio, fazendo divulgações de vagas e Processo Seletivos com as empresas. A comissão é uma ótima estratégia para o desenvolvimento pessoal do estudante e aproximação do estudante à vida profissional pós-universidade.

Troca de mandato: início de cada ano.

SEMALIM

Semana da Engenharia de Alimentos

A SEMALIM é um evento tradicional entre as instituições na área de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos, organizado por alunos do 4° ano da FEA que formam uma Comissão organizadora a cada edição, com duração aproximada de um ano. Ela ocorre desde 1981 e tem o objetivo de disseminar o conhecimento a respeito de assuntos relacionados à indústria de alimentos, promovendo cursos ministrados por professores e palestrantes capacitados e reconhecidos nas suas áreas de atuação. Alguns dos cursos oferecidos foram: Alimentos Funcionais, Aromas, Ingredientes e Aditivos, Bebidas Alcoólicas, Café, Carnes, Cervejas, Chocolates, Embalagens, Engenharia de processos, Gelados, Inovações Tecnológicas, Laticínios, Logística e Supply Chain, Marketing de Alimentos, Massas e Panificação, Nutrição, Óleos e Gorduras, Snacks e Guloseimas. Além de complementar a formação de um profissional e possibilitar a integração com pessoas de todo o país.

Troca de mandato: 2º semestre de cada ano.

AAAFEA

Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Engenharia de Alimentos

Fundada em 1999 a Atlética é tradicionalmente responsável por coordenar eventos e competições esportivas dentro e fora da FEA com forte interação com outras Engenharias da Unicamp (LEU - Liga das Engenharias da Unicamp). A prática de atividades esportivas durante a vida acadêmica auxilia no desenvolvimento de habilidades emocionais extremamente importantes para um futuro profissional, como a auto-confiança e auto-estima, o gerenciamento de emoções, a disciplina e o trabalho em equipe. A Atlética está fortemente engajada em trabalhos sociais e no Programa de Tutoria dos alunos ingressantes.