Formas de estágio

Baixe o Guia de Estágio 2022

O estágio sempre deve ter um supervisor da empresa e um supervisor na Faculdade, que será um professor do corpo docente efetivo da FEA, os quais acompanharão as atividades e prestarão auxílio aos estudantes. O professor será selecionado de acordo com o seu interesse e área que o projeto estará abordando.

O ideal é que o programa garanta aos estudantes alguns benefícios como deslocamento, alimentação, estadia, seguro saúde e/ou alguma remuneração.

Estágios convencionais

Seguem as regras de estágio do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante). Máximo de 1,5 ano de contrato. Ideal para alunos no final do curso.

Estratégia pedagógica: Aprofundar o conhecimento teórico e desenvolver novas competências.

Estágios de curta duração

Estágios realizados em período de férias com objetivo de formação complementar e para alunos em início e meio de curso. Duração de 1 a 3 meses.   

Estratégia pedagógica: experiência prática do aluno dentro do curso de graduação. Aplicar conhecimentos práticos no desenvolvimento do curso posteriormente.

Normas

O estágio é ato educativo escolar e tem por finalidade a formação do/da estudante, por isso a FEA adota CP mínimo para qualquer estágio de 0,4000, após um contato inicial com as disciplinas e atividades acadêmicas.

As Normas do Programa de Estágios da FEA, específicas da Comissão de Graduação e Congregação da FEA, definem os critérios mínimos para a realização de estágios Curriculares (Obrigatórios) e Extracurriculares (Não-obrigatórios), bem como a carga horária máxima permitida. O Guia Rápido e as Normas do Programa de Estágios da FEA podem ser acessados nos links a seguir.

As atividades de estágios devem ser formalizadas na Unicamp através do SAE. As instituições concedentes devem ser cadastradas e o termo de compromisso entre as partes (estagiário/a, instituição concedente e Unicamp) deve ser assinado e colocado no sistema do SAE. Os termos são renovados a cada semestre letivo, e os horários discriminados não devem coincidir com horários de aula. Além disso, deve haver disponibilidade de tempo entre o final da aula formal e o início da jornada de trabalho (ou entre o final da jornada e início da aula) para que se faça um deslocamento seguro. Mais detalhes podem ser acessados no Guia rápido e nas Normas do Programa de Estágios da FEA.

Comissão responsável: Coordenador Associado de Graduação e Coordenador da disciplina FT900 ou TA909.

Relatório Simplificado (para Estágios Não-Obrigatórios)

O Relatório de Estágio Simplificado (para Estágios Não-Obrigatórios) deve ser apresentado pelos estudantes através do Sistema de Estágio do SAE antes do final da vigência de cada Termo de Compromisso.